top of page
Frédéric Vandenberghe

Frédéric Vandenberghe

COORDENADOR

Num belo dia em 2003, cheguei no Brasil. Entrei no IUPERJ em 2006, passei pela UFPE, UnB e hoje sou professor de sociologia no IFCS-UFRJ. Nasci em Flandres, na Bélgica, e trabalhei em várias universidades na Europa (Universidade de Manchester, Universidade de Estudos Humanistas em Utreque, Universidade de Brunel, em Londres, Instituto Universitário Europeu em Florença) e nos Estados Unidos (Universidade de California em Los Angeles e na Universidade de Yale). Defendi meu doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, em 1994, sobre a teoria da reificação na sociologia alemã, de Hegel até Habermas. Trabalhando na interface da filosofia e da sociologia, meu interesse de pesquisa principal está relacionado à filosofia social alemã, à teoria social anglo-saxã e à teoria sociológica francesa. Sou um membro ativo do MAUSS (Movimento Anti-utilitarista nas ciências sociais) e do Critical Realism Network. A minha tese Une histoire critique de la sociologie allemande (1997-98, 2 vols.) foi traduzida em inglês, turco e português. Publiquei (entre outros) As sociologias de Georg Simmel (2006); Teoria social realista (2010); What’s Critical about Critical Realism? (2014); com Alain Caillé, Pour une nouvelle sociologie classique (2016), e Póshumanismo ou a lógica cultural do neocapitalismo global (2017).

Tenho uma página pessoal, onde encontram-se a maior parte de meus artigos publicados: http://frederic.vdb.brainwaves.be/

38158c9b-f4c8-4361-afef-880aed3ccd0a.jpg

Alberto Luis Cordeiro de Farias

PESQUISADOR

É doutorando em sociologia pelo Iesp-Uerj (2017) onde colabora com o Núcleo de Pesquisa em Filosofia das Ciências Sociais (SOCIOFILO). Tem mestrado (2016) em sociologia pela mesma instituição. É graduado em Ciências Sociais (2014) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) onde foi bolsista pelo Programa de Educação Tutorial de Ciências Sociais da UFPE, MEC, SESu por sete períodos consecutivos. Seus interesses de pesquisa se concentram nas áreas de filosofia da ciências sociais, teorias social e sociológica e sociologia da cultura.

c7a39908-6906-4114-b00f-2d62f60196ba.jpg

Alexandre de Paiva Rio Camargo

PESQUISADOR

É doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016); Mestre (2008), Bacharel (2004) e Licenciado (2004) em História pela Universidade Federal Fluminense. Realizou estágio de doutorado (com bolsa equivalente do CNPq) no Centre Interuniversitaire de Recherche sur la Science et la Technologie (CIRST), vinculado à Université du Québec à Montréal (UQÀM) e à Université de Montréal (UdeM). É Professor Adjunto do Programa de Mestrado em Sociologia Política do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IÚPERJ/UCAM); membro do Núcleo de Estudos sobre Filosofia das Ciências Sociais (Sociofilo/IESP), e líder do grupo de pesquisa "Estudos Sociais e Históricos das Estatísticas Públicas", cadastrado no CNPq. Seus interesses voltam-se, predominantemente, para as relações entre as políticas de população e as configurações do discurso estatístico, em diferentes temporalidades e regimes de governo. Áreas de pesquisa: teoria social; sociologia política; sociologia da quantificação; política de população; sociogênese das categorias de classificação; questão social; regiões e representações do território; intelectuais e poder.

Andre

Andre Magnelli

PESQUISADOR

é professor adjunto da Faculdade de São Bento do Rio de Janeiro nas áreas de sociologia, antropologia e filosofia e pesquisador do SOCIOFILO. Integra também, como professor doutor, o Grupo de Estudos em Constitucionalismo Internacional (GRECIN), do IBMECRJ, na linha "Constitucionalismo, Democracia e Ativismo Jurídico". Pesquisa na interface de teoria social, sociologia política, sociologia histórica do político, teoria antropológica, filosofia política e retórica.

Augusto

Augusto Waga

PESQUISADOR

É doutorando em Sociologia pelo IFCS-UFRJ, mestre em Sociologia (2019) no IESP-UERJ e possui graduação em Ciências Sociais (2016) pelo IUPERJ-UCAM. Atualmente, é pesquisador do Sociofilo e atuou como pesquisador do Programa de Estudos de América Latina e Caribe (PROEALC-UERJ). Tem interesse nas temáticas de práticas oraculares, reflexividade e narrativas de si

Carlos

Carlos Gutierrez

PESQUISADOR

é doutor em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisador do SocioFilo. Realizou estágio sanduíche no Laboratoire Interdisciplinaire d’études sur les réflexivités (LIER), ligado à École des hautes études en sciences sociales, sob supervisão de Nicolas Dodier. Seus temas de interesse são: religiosidade, direitos dos animais, reflexividade, teoria social, modernidade e realismo crítico.

Delaine

Delaine Martins Costa

PESQUISADORA

é Cientista Social (Universidade Federal Fluminense – UFF), mestre em Antropologia (UFF) e doutoranda em Saúde Pública (2016/..., Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP, da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ). Pesquisadora concursada do Departamento de Ciências Sociais (ENSP/FIOCRUZ), desenvolve atividades de pesquisa e docência relacionadas ao tema das desigualdades sociais e saúde. Suas principais áreas de investigação e interesse são: saúde coletiva, realismo crítico, desigualdades sociais, gênero e feminismo, políticas públicas e avaliação de programas.

Eduardo

Eduardo Fernandes Nazareth

PESQUISADOR

possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (2013). Tem experiência na área de Sociologia, trabalhando principalmente com os seguintes temas: teoria sociológica e sociologia do esporte. Foi ganhador do Prêmio Iesp-Uerj de melhor tese em Sociologia de 2013. Sua tese, Esporte como experiência, foi publicada em 2015. Possui artigos publicados na Revista Brasileira de Ciências Sociais e na Revista Brasileira de Educação Física, entre outras publicações. Atualmente é professor regente de ensino médio da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro.

Estevão

Estevão Bosco

PESQUISADOR

é sociólogo, mestre e doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com período de pesquisa na Freie Universität Berlin (FU). Seu trabalho circula na interface entre filosofia – especificamente, a pragmática formal, a hermenêutica filosófica e a fenomenologia social – e sociologia, com interesse especial pelos seguintes temas: cosmopolitismo, mundialização/globalização, pós-colonialidade e mudanças climáticas. Em sua tese de doutorado, intitulada “Por uma teoria social cosmopolita”, reconstruiu a resignificação sociológica da ideia filosófica de cosmopolitismo e seu uso teórico, metodológico e normativo. É autor do livro “Sociedade de risco: introdução à sociologia cosmopolita de Ulrich Beck” (2016, Annablume & Fapesp), de artigos em periódicos e de capítulos em coletâneas. Foi pesquisador-colaborador do Departamento de Sociologia da UNICAMP, atualmente é pós-doutorando junto ao Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP). É membro do Núcleo de Pesquisa em Filosofia das Ciências Sociais (SOCIOFILO, IESP/UERJ), do Núcleo de Pesquisa em Geopolítica e Ambiente (GEOPO, FFLCH/USP) e do Núcleo de Pesquisa em Teoria Social e Ambiente (NEPAM/IFCH/UNICAMP).

Fernando

Fernando Antônio Santana

PESQUISADOR

possui graduação (2011) e mestrado (2014) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é doutorando em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ) e pesquisador do Sociofilo. Atua nas áreas de teoria social alemã, epistemologia e filosofia das ciências sociais.

Currículo Lattes
João

João Carlos Bassani

PESQUISADOR

concluiu sua graduação em ciências sociais (summa cum laude) na PUCRS sob orientação do Professor Emil A. Sobottka, defendendo o trabalho de conclusão de curso intitulado Cidadania como reconhecimento e justiça social. Realizou mestrado em ciências sociais pela mesma instituição, apresentando a dissertação intitulada A teoria crítica de Max Horkheimer (aprovada com louvor). Atualmente é doutorando no programa de sociologia do IESP-UERJ sob orientação do Professor Frédéric Vandenberghe e membro do Sociofilo. Suas principais áreas de investigação são: teoria social e sociológica, teoria crítica, teorias da justiça e normatividade.

Lucas

Lucas Faial Soneghet

PESQUISADOR

é mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/IFCS/UFRJ) e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolveu estudo nas áreas de Pensamento Social Brasileiro e Teoria Social, com foco em Religião, Sociologia da Literatura e Sociologia da Cultura. Sua pesquisa de mestrado tratou do catolicismo na obra de Mário de Andrade, abordando também a discussão do Modernismo como movimento cultural e do pensamento católico brasileiro. Atualmente desenvolve pesquisa no doutorado sobre formas de cuidado no fim da vida, dialogando com os estudos de "death and dying" e com uma sociologia do morrer com foco na subjetividade.

Marcelo

Marcelo de Oliveira

PESQUISADOR

possui mestrado em sociologia pelo Iesp/Uerj, tendo apresentado uma dissertação sobre a sociologia menor de Durkheim. Atualmente, na mesma instituição, cursa o doutorado em sociologia, sob a orientação de Frédéric Vandenberghe e é membro do Sociofilo; no doutorado, desenvolve uma tese sobre a crise da sociologia, no cruzamento entre a teoria sociológica e a teoria social. Contudo, longe do esforço para chafurdar a teoria sociológica em mais uma crise do pensamento ocidental, ou equivalente, o objetivo aqui é desenvolver uma teoria sociológica articulada a partir da filosofia da diferença.

Currículo Lattes
Marcos

Marcos Lacerda

PESQUISADOR

é Bacharel em ciências sociais pela UFRJ/IFCS; Mestre em sociologia e antropologia pelo PPGSA/IFCS/UFRJ; Doutor em Sociologia pelo IESP/UERJ. Ocupou um cargo de alta administração no governo federal de março de 2015 a maio de 2017, como Diretor do Centro de Música da Funarte, vinculada ao Ministério da Cultura. Desenvolve um projeto de pesquisa sobre os pressupostos filosóficos e políticos da teoria sociológica, associados às críticas pós-humanistas e pós-estruturalistas ao processo histórico, político e metafísico de Ocidentalização do mundo, através de uma arqueologia e genealogia do conceito de sociedade e de humano. Seu campo de atuação e de interesse se situam, assim, entre a epistemologia das ciências humanas, a teoria social e as teorias sociológicas.

Olivia

Olivia von der Weid

PESQUISADORA

é antropóloga, pesquisadora e professora. Gradou-se em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). É mestre em sociologia (com concentração em antropologia) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ (2008) e doutora em Antropologia Cultural pelo mesmo programa (PPGSA/UFRJ 2014). Atualmente é pesquisadora em pós-doutoramento no IESP/UERJ, ligada ao (co)laboratório Sociofilo. Suas principais áreas de interesse são: gênero e sexualidade, antropologia do corpo e da saúde, identidades e diferenças, sócio-antropologia das intensidades, natureza e cultura, anormalidades, deficiência.

Raul

Raul Nunes

PESQUISADOR

é doutorando e mestre em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ), onde colabora com o Núcleo de Pesquisa em Filosofia das Ciências Sociais (SOCIOFILO) e o Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa (2015). Tem interesse nas áreas de sociologia dos movimentos sociais, teorias da democracia e estudos de gênero.

Rodolfo

Rodolfo Alves Amaro

PESQUISADOR

é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde foi monitor de diversas disciplinas na área de sociologia, além de bolsista. Possui mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) sob a orientação de Frédéric Vandenberghe, e doutorado em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), também orientado por Vandenberghe. É membro do Centro Brasileiro de Estudos Durkheimianos e do Núcleo de Pesquisa em Filosofia das Ciências Sociais (Sociofilo), além de atuar como tradutor.

Cantu

Rodrigo Cantu

PESQUISADOR

é professor adjunto do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Possui graduação em Ciências Econômicas pela UFPR (2006), mestrado em Sociologia pelo IUPERJ (2009) e doutorado pelo IESP-UERJ (2016) com período sanduíche na EHESS (2012-13). Atua nas área de Sociologia Econômica, Teoria Social, Sociologia Histórica do Estado, Economia Política das Formas de Capitalismo e Política Social.

Assis

Rodrigo Vieira de Assis

PESQUISADOR

é graduado em ciências sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e mestre em sociologia pelo Instituo de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), atualmente realiza doutorado em sociologia pelo mesmo programa de pós-graduação sob orientação do Prof. Frédéric Vandenberghe, Atua como pesquisador para a State University of New York (SUNY-New Paltz) para a área de investigações sobre classes sociais, estudando, principalmente, questões relativas à dinâmica das subjetividades em contextos marcados por significativas desigualdades sociais. É membro do Núcleo de Pesquisas Sociofilo (IESP-UERJ) e do Grupo de Estudos em Teoria Social e Subjetividade (PPGS/UFPE). Tem experiência em pesquisas sobre 1) teorias sociológicas e sociologia do conhecimento; 2) classes sociais, socializações e processos de individuação; 3) fundamentos e metodologias das ciências sociais; e 4) consumo, cultura e desigualdades. Neste momento, dedica-se a um estudo sistemático da relação entre indivíduo e sociedade a partir da análise do processo de individuação desde as provas sociais que caracterizam a vida cotidiana nos setores populares brasileiros no presente histórico.

Currículo Lattes
Samantha

Samantha Sales

PESQUISADORA

faz mestrado em sociologia (com ênfase em antropologia) no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob a orientação de Alexandre Werneck. Possui graduação em ciências sociais pela UFRJ. Suas áreas de interesse principais são sociologia da moral e teoria social. Faz pesquisa de mestrado sobre conflitos de valoração, particularmente sobre negócios de impacto social e finanças sociais.

Thais

Thais Florencio Aguiar

PESQUISADORA

é pesquisadora em pós-doutoramento no IESP/UERJ. Pós-doutora pelo Departamento de Ciência Politica da Universidade de São Paulo (DCP/USP). Doutora em ciência política pelo programa de pós-graduação do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ), tendo realizado estágio na Universidade Paris Ouest Nanterre La Défense (Université Paris X). Ganhou o Prêmio Capes de Tese 2014 na categoria Ciência Política, com trabalho publicado no livro Demofobia e demofilia: dilemas da democratização (Azougue, 2015). É mestre em ciência política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (IUPERJ/UCAM). Desenvolve pesquisas na área de filosofia política e teoria política moderna, com ênfase nos estudos sobre democracia, democratização e ética (demofobia e demofilia); liberalismo, comunismo, anarquismo, socialismo libertário e utópico; spinozismo. É pesquisadora do Sociofilo e do Grupo de Pesquisas Anticapitalismos e Sociabilidades Emergentes (GPASE). Traduziu e assinou Manifesto convivialista.

Panica

Thiago Panica Pontes

PESQUISADOR

graduou-se em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde foi, sucessivamente, monitor de Sociologia e de Antropologia, além de bolsista de iniciação científica. Seu mestrado em Sociologia foi realizado no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Prosseguindo sob a orientação de Frédéric Vandenberghe, concluiu o doutorado no IESP-UERJ (antigo IUPERJ), com estadia como pesquisador no Centre Max Weber da École Normale Supérieure de Lyon sob a tutela de Bernard Lahire, de quem foi por diversos anos assistente de pesquisa em suas passagens pelo Brasil. Atualmente, além de integrar há muitos anos o Núcleo de Pesquisas Sociofilo, onde também é membro do corpo editorial de seu periódico Cadernos do Sociofilo, realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), integrando seu Grupo de Estudos de Teoria Social e Subjetividades sob a supervisão de Cynthia Hamlin. Suas principais áreas de interesse são: teoria sociológica, cultura e classes sociais, fenomenologia e epistemologia.

Vic.jpg

Vic Mou

PESQUISADOR

é professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa, onde co-coordena o Laboratório de Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (LECTS/UFV). É doutor em Sociologia pelo programa de pós-graduação em Sociologia no Instituto de Estudos Socias e Políticos (IESP-UERJ) e pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Sociologia sob a supervisão de Frédéric Vandenberghe.

Ábia

Ábia Marpin

PESQUISADORA

Mulher, alagoana, hoje pesquisadora, sempre uma aspirante de artista. Doutora em Sociologia pelo IESP-UERJ,  trabalha com a relação entre as experiências de racismo e o marcador social da negritude, em especial a força política das produções expressivas das periferias urbanas e sua contribuição na formulação de repertórios antirracistas. Mestre em sociologia e jornalista pela Ufal, já diagramou num jornal diário, já promoveu eventos e assessorou vários artistas. Lançou o Luzes para uma face no escuro: a emergência de uma rede afro-alagoana (2018). Com uma fé infalível na fertilidade do saber cotidiano, tenta humildemente incorporá-lo ao seu artesanato acadêmico.

Paulo.jpg

Paulo da Costa Pereira Neto

PESQUISADOR

Sou doutorando pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, meu foco é no novo conservadorismo brasileiro, em especial, na vida e obra de Olavo de Carvalho. Minha pesquisa deve passar pela temática do papel do intelectual público nas sociedades contemporâneas.

Antônio.jpg

Antônio Canha

PESQUISADOR

Além de bacharel, mestre e doutorando em sociologia pelo IFCS/UFRJ. Meus interesses concentram-se na esquerda, sua história, suas crises, seu futuro e descaminhos. Dou atenção especial às relações entre o social e político. Hoje, desenvolvo uma tese sobre a politização constante do mundo da vida e a maneira como ela intervém nas identidades dos sujeitos.

cesar.jpg

Cesar Pinheiro Teixeira

PESQUISADOR

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), Mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009) e Doutor em Ciências Humanas (Sociologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Pós-doutorado (FAPERJ) vinculado ao Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana da UFRJ (2019) e Pós-doutorado (FAPERJ) vinculado ao Sociofilo - Colaboratório de Teoria social da UFRJ (2020). É também pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Violência, Democracia e Segurança Cidadã (INCT/CNPq), ao Coletivo de Estudos sobre Violência e Sociabilidade (CEVIS/IESP/UERJ) e ao Labemus - Laboratório de estudos de teoria e mudança social. Foi editor adjunto de Dilemas: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social (2015-2019). É autor do livro A construção social do 'ex-bandido': um estudo sobre sujeição criminal e pentecostalismo (7Letras, 2011). Tem experiência na área de sociologia e antropologia, atuando principalmente nos seguintes campos temáticos: violência e religião. Tem interesse nas apropriações sociológicas e antropológicas da filosofia de Wittgenstein. 

Vittorio_edited.jpg

Vittorio da Gamma Talone

PESQUISADOR

Como um(a) Supervisor(a) de projetos experiente, A. Macedo é uma parte fundamental do que torna o(a) Sociofilo um(a) Laboratório de é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Possui título de mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA-UFRJ) e integra desde 2012 o Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU-UFRJ). Tem interesse em Sociologia da Moral, Sociologia Urbana e Pragmatismo, tendo pesquisado principalmente em relação aos temas de violência urbana, confiança e desconfiança, memória, deslocamentos pela cidade do Rio de Janeiro, e emoções.pesquisa de ciências humanas de renome. Ele(a) é um membro inestimável da nossa equipe profissional.

Yago.jpg

Yago Paiva

PESQUISADOR

Doutorando em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Ciência Política pela mesma instituição. Graduado em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Graduação incompleta em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Estuda, principalmente, os seguintes temas: economia política, tecnologias digitais, capacidades estatais e políticas públicas.

bottom of page